Blumenau é destaque nacional com projeto de cuidados paliativos para idosos com transtornos cognitivos avançados.
Blumenau se consolida como referência em inovação na saúde pública ao ser premiada na 19ª edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS. Com o tema “Cuidados paliativos direcionados a pacientes idosos acometidos por transtornos cognitivos avançados”, o município foi o único do Vale do Itajaí reconhecido no evento, garantindo um lugar no Projeto Webdoc Brasil, aqui tem SUS e recebendo certificação estadual para concorrer ao Prêmio Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).
O evento, que reúne gestores, profissionais e pesquisadores de todo o Brasil, avalia experiências que enfrentam os desafios da saúde pública e impulsionam avanços no SUS.
A iniciativa premiada foi desenvolvida pelo servidor Luciano Máximo Scandiuzzi e oferece um cuidado multidisciplinar e personalizado para idosos com transtornos cognitivos avançados. “Para cada profissional do SUS, ter seu trabalho reconhecido é não só uma alegria, mas também uma esperança de que esse esforço ganhe espaço e transforme vidas. Isso representa o trabalho coletivo de muitas equipes”, destacou Scandiuzzi.
A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, comemorou a conquista, atribuindo o reconhecimento ao empenho das equipes. “Nossa experiência prova que o SUS pode promover um cuidado humanizado e integral à população”, celebrou.
Ao todo, 68 das 361 iniciativas apresentadas na Mostra foram selecionadas para o 38º Congresso do Conasems, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), de 15 a 18 de junho de 2025. Blumenau e São Miguel da Boa Vista, no oeste catarinense, representarão Santa Catarina na etapa nacional.
Essa conquista reforça o papel de Blumenau como protagonista em projetos que aliam inovação, cuidado humanizado e impacto positivo na saúde pública.
Fonte e Imagem: PMB.
