Empresários se reúnem para apoiar projeto voluntário na África.
Rotary Club Blumenau-Norte convida a comunidade para contribuir com iniciativas voltadas para a infância em campo de refugiados.
Empresários, educadores, lideranças sociais e a comunidade em geral vão se reunir na próxima segunda-feira, 11 de agosto, às 19h30, conhecer o trabalho desenvolvido pela ONG Fraternidade sem Fronteira, com destaque para o projeto educacional Ubuntu Nation School no campo de refugiados de Dzaleka, no Malawi, sudeste da África. O convidado especial da noite será Evaldo José Palatinsky, jornalista brasileiro e atual diretor-geral da Ubuntu Nation School. Evaldo vive no campo de refugiados de Dzaleka e está cumprindo agenda profissional no Brasil.
O encontro organizado pelo Rotary Club Blumenau-Norte será na Rua São Paulo, 2929, no salão nobre da Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga. Durante a apresentação de Evaldo, serão compartilhados relatos, experiências e caminhos para apoiar e se envolver com a causa. O principal objetivo é mobilizar as pessoas para o trabalho humanitário e para a promoção da educação como ferramenta de transformação social para milhares de crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade na África.
“Queremos mostrar que a educação é a ferramenta que pode mudar o futuro das pessoas”, convida Evaldo, diretor-geral da Ubuntu Nation School.
“A solidariedade pode romper barreiras geográficas e transformar realidades, por isso queremos mostrar que, mesmo estando em Blumenau, é possível contribuir para uma realidade mais digna para as crianças”, afirma a jornalista blumenauense Letícia da Silva, voluntária do Fraternidade sem Fronteiras.
Quem é Evaldo José Palatinsky
- Formado em Filosofia, Teologia e Jornalismo pela UFRJ, com pós‑graduação em Pensamento Contemporâneo (PUC‑Rio) e MBA em Gestão Empresarial (FGV)
- Atuou como professor, coordenador pedagógico e diretor em escolas de referência no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Brasília
Trabalhou por mais de 15 anos como locutor esportivo nas rádios CBN e BandNews, ficou conhecido pelo bordão “Que lindo!” - Em 2019 interrompeu sua carreira profissional para se dedicar integralmente ao trabalho humanitário no Campo de Refugiados de Dzaleka, no Malawi
- Desde 2023 atua como diretor‑geral da Ubuntu Nation School, escola que hoje atende cerca de 900 crianças, oferecendo ensino em inglês e chichewa, além de alimentação, uniforme e apoio pedagógico
- Autor do livro Refugiados Invisíveis, e engajado em outras iniciativas sociais, como a Caravana Pedagógica (Malawi) e o projeto Jardim das Borboletas
A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados (capacidade para 80 pessoas). Será servido um jantar por adesão, mediante confirmação prévia de presença e pagamento à parte.
Serviço
Evento aberto: Como você pode ajudar a mudar realidades – Conheça a Ubuntu Nation School (ONG Fraternidade sem Fronteiras)
Data: 11 de agosto de 2025
Horário: 19h30
Local: Rotary Club Blumenau-Norte – [Rua São Paulo, 2929, no salão nobre da Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga]
Convidado especial: Evaldo José Palatinsky, coordenador da Ubuntu Nation School
Confirmação de presença para o jantar:
Telefone: [47] 8406-9805, com Shirlei Salles
Contatos para imprensa:
Telefone: [47] 99136-0207, com Letícia da Silva
