Notícias de Blumenau | Boa tarde! Quarta, 23 setembro 2026
13 fev, 2026

Proteção e Defesa Civil emite alerta vermelho para chuvas intensas durante o Carnaval.

Tempo

Litoral e Vale do Itajaí concentram maior risco para alagamentos, com acumulados que podem chegar a 150 mm.

O Carnaval começa com calor e condição para temporais em todas as regiões de Santa Catarina entre sexta-feira (13) e domingo (15). A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) emitiu um alerta vermelho para chuvas intensas, especialmente no Litoral catarinense e em áreas do Vale do Itajaí, onde são esperados volumes elevados e há risco muito alto para alagamentos e enxurradas.

A combinação de calor e alta umidade favorece a ocorrência de temporais já a partir da tarde de sexta. As instabilidades podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

De forma geral, os temporais tendem a ocorrer de maneira passageira nesta sexta-feira (13), com exceção do Litoral Norte e de áreas do Vale do Itajaí, onde as instabilidades persistem durante a noite e podem resultar em acumulados pontualmente elevados. Nessas regiões, o risco é muito alto para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos.

A chuva segue persistente ao longo do sábado (14) e do domingo (15). Entre o Grande Oeste e os Planaltos, os temporais ocorrem de forma mais isolada e passageira, com risco moderado para alagamentos pontuais, enxurradas e destelhamentos. Já entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, uma área de baixa pressão atmosférica provoca chuva persistente e intensa, aumentando o risco para ocorrências.

De acordo com o aviso emitido pela Secretaria, a previsão indica acumulados que podem chegar a 150 mm em curto período de tempo, com possibilidade de valores superiores em pontos isolados.

Na segunda-feira (16), o tempo segue instável, mantendo as condições para temporais isolados. Entretanto, os acumulados previstos são menores em comparação aos dias anteriores, reduzindo também o risco de ocorrências associadas.

Recomendações da Defesa Civil

Durante temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.

Em caso de rajadas fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Em situações de alagamento, não atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reforça que a intensidade e a persistência da chuva dependem da posição em que o sistema de baixa pressão se organizará sobre o mar, podendo haver alterações. Por isso, é importante acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos.

Escrito por: ASCOM | SDC

Foto: Roberto Zacarias / Secom

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Encerradas as inscrições para o Grupo Blumenau nos desfiles da 41ª Oktoberf...

Batata recheada de costela, pipoca de pato e coquetéis com bubble tea são n...

ACIB abre inscrições e indicações para o 25º Prêmio Gustav Salinger de Empr...

Blumenau abre 20ª Primavera dos Museus com mostra da Associação de Artistas...

Últimos Vídeos

Todos nós temos problemas na nossa vida. E precisamos aprender a resolver esses problemas. Mas você

702 visualizações • 0 dias atrás