Notícias de Blumenau | Boa noite! Sábado, 26 setembro 2026
11 mar, 2026

Câmara derruba veto a projeto que prioriza obras viárias à noite ou nos fins de semana.

Diversos

A Câmara de Blumenau derrubou, na sessão ordinária desta terça-feira (10), o veto total do Executivo ao projeto de lei 9309/2025, de autoria do vereador Jovino Cardoso Neto (PL) que estabelece prioridade para que obras de manutenção, conservação e pintura em vias públicas de intenso tráfego sejam realizadas no período noturno ou aos fins de semana. Com a rejeição do veto pelo plenário, o projeto segue para promulgação.

Durante a discussão, o vereador Bruno Win (NOVO) defendeu a derrubada do veto e afirmou que a proposta não impõe obrigatoriedade à Prefeitura, mas estabelece uma diretriz para reduzir impactos no trânsito da cidade. Segundo ele, a própria redação do projeto deixa claro que se trata de prioridade e não de imposição.

Na mesma linha, o vereador Adriano Pereira (PT) afirmou que a medida busca minimizar transtornos causados por intervenções viárias em horários de grande movimento. Ele destacou que, sempre que possível, a realização das obras em horários alternativos pode ajudar a reduzir os impactos para motoristas, empresas e moradores.

Também foram analisados outros vetos do Executivo durante a sessão. Os vereadores acataram o veto total ao Projeto de Lei nº 9.352/2026, de autoria do vereador Jean Volpato (PT), que tratava da cobrança de serviços de guincho quando mais de um veículo é removido na mesma operação.

Outro veto mantido foi o do Projeto de Lei nº 9.379/2026, do presidente Ailton de Souza – Ito (PL), que denominava de Radialista Rodolfo Sestrem o estádio localizado no Centro Esportivo Bernardo Werner. O autor explicou que o veto ocorreu porque o espaço ainda não está formalmente transferido ao município, mas afirmou que pretende reapresentar a proposta quando a regularização estiver concluída.

Falta de água

A situação do abastecimento de água em Blumenau também foi tema de debate no plenário. Os vereadores aprovaram o Requerimento nº 447/2026, apresentado pelo vereador Bruno Cunha (Cidadania), que solicita esclarecimentos sobre problemas de falta de água no bairro Tribess e em outras regiões da cidade.

Ao defender o requerimento, Cunha afirmou que a população tem enfrentado dificuldades frequentes com o abastecimento e que a Câmara precisa cobrar respostas sobre investimentos e planejamento do sistema. Segundo ele, o crescimento populacional da cidade exige maior atenção à infraestrutura de abastecimento.

Durante a discussão, vereadores relataram que têm recebido inúmeras reclamações de moradores de diversos bairros. Adriano Pereira afirmou que o problema tem se intensificado e cobrou mais investimentos no sistema de abastecimento. Já o vereador Gilson de Souza (União Brasil) destacou que muitas famílias estão enfrentando dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia e defendeu maior transparência nas informações sobre as ações do Samae.

Também foram aprovados em única votação cinco projetos de decreto legislativo de autoria da Mesa Diretora, que concedem a homenagem “Personalidade Amiga do Autista” a pessoas ou entidades que desenvolveram relevantes ações em benefício da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou de seus familiares, nas áreas de assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, lazer, trabalho, indústria ou comércio.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Rogério Pires Imprensa CMB

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Oktoberfest Blumenau anuncia os valores dos brinquedos.

YAGO GABRIEL DE LIZ ATLETA DE KARATÊ DE INDAIAL PARA O MUNDO.

CEI Nazaré realiza Feira dos Pequenos Empreendedores com produtos confeccio...

Últimos dias para se inscrever no Concurso de Decoração da Oktoberfest.

Últimos Vídeos

Alegrai-vos sempre no Senhor e a sua alegria pode contagiar a alegria de outras pessoas.

1136 visualizações • 1 dia atrás