Notícias de Blumenau | Bom dia! Sábado, 26 setembro 2026
20 mar, 2026

Prefeitura de Blumenau promove cursos de Libras para fortalecer inclusão na educação.

Destaques

Iniciativa reúne profissionais da rede e comunidade em formações que ampliam o acesso à Língua Brasileira de Sinais.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos níveis Básico I e II, Intermediário, Avançado e Conversação. A iniciativa reúne profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino e também moradores interessados em ampliar o conhecimento da língua de sinais e fortalecer a inclusão.

Os encontros ocorrem na EBM Bilíngue Professor Oscar Unbehaun e têm como objetivo desenvolver habilidades de comunicação visual, além de ampliar o conhecimento sobre a cultura e a comunidade surda. Ao longo das aulas, os participantes têm contato com aspectos linguísticos da Libras, como estrutura gramatical, expressões faciais e corporais, interpretação e produção de narrativas em língua de sinais.

“Promover formações em Libras é fortalecer a inclusão nas nossas escolas e ampliar as possibilidades de comunicação entre estudantes, profissionais da educação e comunidade. Esse conhecimento contribui para construir um ambiente escolar mais acessível e acolhedor para todos”, destaca a secretária Municipal de Educação, Simone Probst.

Com carga horária de 40 horas, os cursos são divididos em 20 encontros de duas horas e seguem até o mês de julho. A iniciativa busca incentivar o aprendizado da Libras e ampliar o diálogo entre pessoas surdas e ouvintes dentro e fora do ambiente escolar.

Para a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, investir em iniciativas como essa contribui para tornar a educação cada vez mais inclusiva. “Quando ampliamos o acesso ao aprendizado da Libras, fortalecemos o respeito às diferenças e criamos mais oportunidades de comunicação e convivência entre as pessoas”, afirma.

Os cursos são abertos ao público e contemplam diferentes níveis de conhecimento, permitindo que tanto iniciantes quanto participantes com experiência na língua de sinais possam ampliar e aprofundar o aprendizado. A primeira turma está fechada e uma nova será aberta no segundo semestre.

Assessora de Comunicação: Isabela Gorges

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

AlertaBlu é finalista em prêmio nacional de cidades inteligentes.

Temperaturas acima de 30°C marcam o fim de semana em Santa Catarina.

Turismo de Blumenau movimenta R$ 172,5 milhões no primeiro semestre.

Blumenau disputa etapa decisiva do Circuito Catarinense de Tênis de Mesa.

Últimos Vídeos

Alegrai-vos sempre no Senhor e a sua alegria pode contagiar a alegria de outras pessoas.

981 visualizações • 0 dias atrás