Notícias de Blumenau | Boa noite! Quarta, 23 setembro 2026
21 maio, 2026

Prefeitura de Blumenau amplia proposta e inclui auxílio-alimentação em férias, 13º e licença-prêmio.

Destaques

Mesa de negociação com a categoria segue aberta, com calendário permanente de reuniões para demais pautas do funcionalismo.

Após nova assembleia dos servidores municipais e dando continuidade às negociações da data-base 2026, a Prefeitura de Blumenau apresentou um novo avanço nas tratativas com a categoria: a proposta de instituir o pagamento do auxílio-alimentação durante as férias, licenças e no 13º salário.

A medida se soma à proposta já apresentada anteriormente pela administração municipal, que prevê reajuste salarial de 4,11%, correspondente ao INPC acumulado entre maio de 2025 e abril de 2026. O índice contempla tanto os salários quanto o auxílio-alimentação, com previsão de pagamento já na folha de maio.

Outro avanço apresentado na pauta diz respeito aos reenquadramentos. A Prefeitura propôs um novo calendário para implementação a partir de fevereiro de 2027, com reajuste de 6% para as categorias contempladas na pauta sindical. A proposta também inclui os coordenadores pedagógicos, com revisão da carreira e atualização do manual de ocupação — uma demanda histórica da categoria.

O secretário de Administração, Fernando Marcelino, destaca que a Prefeitura tem mantido diálogo permanente com o sindicato e buscado alternativas viáveis para ampliar os benefícios aos servidores. “Estamos avançando dentro daquilo que é possível do ponto de vista financeiro e orçamentário. A inclusão do auxílio-alimentação em períodos como férias, 13º e licença-prêmio representa mais um passo importante na valorização do servidor público municipal, numa proposta abrangente dessa gestão”, afirma.

Atualmente, Blumenau conta com mais de 10 mil servidores municipais. Com a nova contraproposta apresentada pela Prefeitura, o impacto estimado na folha de pagamento para 2026 será de R$ 58,5 milhões, além de R$ 24,7 milhões por ano, a partir de 2027, referente aos reenquadramentos.

A nova proposta foi aprovada pela categoria em assembleia e agora seguirá para aprovação da lei na Câmara de Vereadores.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Gaspar terá alterações no trânsito neste domingo (27) durante a 42ª Meia Ma...

Grupo de Cordas da Escola de Música Carlos Gomes realiza concerto gratuito ...

Blumenau Futsal inicia venda de ingressos para semifinal contra o Corinthia...

Museu da Cerveja de Blumenau (SC) completa 30 anos com novidades.

Últimos Vídeos

Todos nós temos problemas na nossa vida. E precisamos aprender a resolver esses problemas. Mas você

897 visualizações • 0 dias atrás