Oito atletas da Associação Blumenau de Karate defendem o Brasil no Pan-Americano de Base.
O grupo embarcou no final de semana, para San José, na Costa Rica. Competição acontece entre esta quinta-feira, dia 27 e sábado, dia 29 de agosto. O técnico Vanderlei de Oliveira vai integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira no campeonato.
Oito atletas (ver tabela) da Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Tell Alimentos/Magic Brazil/Gráfica 43/SME Blumenau integram a Seleção Brasileira de Karate, que disputa entre esta quinta-feira, dia 27 e sábado, dia 29 de agosto, o 35º Campeonato Pan-Americano de Base. A competição será disputada no Ginásio Polideportivo de Cartago, Região Metropolitana de San José, na Costa. O torneio vai reunir 1.053 atletas de 26 países de Base das Américas. A delegação brasileira conta com 92 representantes.
Para o técnico da ABK/SME Blumenau, Vanderlei de Oliveira, que também vai fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Karate, na competição, a presença dos oito atletas da equipe, representa mais uma etapa do trabalho realizado pela comissão técnica da ABK nas categorias de Base. Dos oito atletas, Maria Eduarda Barros e Sousa, Manuela Jacomel e Beatriz Laurentino garantiram as vagas com as conquistas de medalhas no Sul-Americano, em Cartagena, na Colômbia, em junho. Já Gabriel Anacleto, Elisa Farinazzo, Gustavo Kammer, Henrique Amaral Soethe e Yasmin Eler carimbaram o passaporte durante a Seletiva Nacional, no final de julho, em Cuiabá (MT).
Sobre a participação das atletas no Pan-Americano, Vanderlei está na expectativa de bons resultados. “Acredito na disputa por medalhas, em virtude da boa temporada que estão tendo neste ano”, comenta Vanderlei. “A preparação foi intensa, com ajustes técnico/tático e simulações de lutas”, completa o treinador.
Referência
Ainda de acordo com Vanderlei, os atletas das categorias Sub-14, representam a nova geração de talentos para a modalidade em Blumenau. Segundo ele, o grupo revelado pela comissão técnica da ABK/SME Blumenau vai representar a cidade, por exemplo, neste ano, na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).
Do grupo, os mais experientes são: Henrique Amaral Soethe, campeão sul-americano; Gabriel Anacleto, Manuela Jacomel e Maria Eduarda Barros e Sousa – todos medalhistas em campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano. Os novatos são Beatriz Laurentino, Elisa Farinazzo, Gustavo Kammer e Yasmin Eler. “A maioria tem entre 12 e 14 anos e faz parte de uma geração de talentos da ABK, que está mostrando resultados”, destaca Vanderlei.
ABK/SME na Seleção
Vanderlei de Oliveira, comissão técnica
ATLETA – CATEGORIA
Beatriz Laurentino
Kumitê Sub-14 +52kg
Elisa Farinazzo
Kumitê Sub-12 até 42kg
Gabriel Anacleto
Kumitê Cadete até 52kg
Gustavo Kammer
Kumitê Sub-14 até 55kg
Henrique Amaral Soethe
Kumitê Júnior até 68kg
Manuela Jacomel
Kumitê Sub-14 até 52kg
Maria Eduarda Barros e Sousa
Kumitê Sub-14 até 47kg
Yasmin Eler
Kumitê Sub-14 até 47kg
Fonte: Vanderlei de Oliveira, técnico da Seleção Brasileira de karate, diretor de seleções da FCK e treinador da ABK/SME Blumenau
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade
