Gaspar realiza 24º Concurso de Declamação de Poesias nesta quarta e quinta-feira.
Evento reúne 153 inscrições de estudantes, servidores, pais e universitários em diferentes categorias.
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria de Cultura, realiza nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) o 24º Concurso de Declamação de Poesias, no auditória da EEB Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda. O evento reúne 153 inscrições e contará com participantes de diferentes faixas etárias e categorias, envolvendo estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de universitários, servidores e pais.
As apresentações começam às 8h, no período da manhã, e às 13h30, no período da tarde, nos dois dias de evento. A programação foi organizada de acordo com as categorias previstas no concurso, garantindo espaço para diferentes formas de declamação e expressão poética.
Na quarta-feira (16), pela manhã, serão realizadas as apresentações de solo da Educação Infantil, duplas e trios do 6º ao 9º ano, jogral para estudantes até o 5º ano, declamação individual em língua estrangeira e solo do Ensino Médio. À tarde, será a vez das categorias de solo para estudantes do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio da Educação Especial, solo do 4º e 5º ano, jogral do 6º ao 9º ano, solo livre para servidores e pais e solo para universitários.
Já na quinta-feira (17), pela manhã, o concurso contará com solo do 1º ao 3º ano, duplas e trios até o 5º ano, declamação de autoria própria para estudantes de Gaspar e duplas e trios do Ensino Médio. No período da tarde, serão realizadas as apresentações de solo do 1º ao 5º ano da Educação Especial, duplas e trios até o 3º ano, solo do 6º ao 9º ano e jogral do Ensino Médio.
Entre as instituições participantes estão escolas da Rede Municipal de Ensino, Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs), escolas particulares, IFSC, Uniasselvi e Unifebe, mostrando a diversidade de participantes e o alcance do concurso.
O concurso valoriza a poesia como ferramenta de expressão, criatividade e desenvolvimento cultural, proporcionando aos participantes a oportunidade de apresentar diferentes obras e também produções de autoria própria. Entre os textos selecionados estão obras de autores como Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Bráulio Bessa, Manuel Bandeira e Clarice Lispector, além de produções autorais dos próprios participantes.
A programação também dá espaço para produções próprias, como ocorre na categoria N – Solo Autoria Própria, destinada a estudantes gasparenses, e na categoria M – Solo Livre, voltada a servidores e pais.
Fonte: Prefeitura de Gaspar
