Notícias de Blumenau | Boa tarde! Sábado, 03 outubro 2026
03 out, 2026

Outubro Rosa mobiliza unidades de saúde de Blumenau com ações de prevenção e cuidado.

Eventos

Programação inclui consultas, exames preventivos, testes rápidos e atividades voltadas à saúde da mulher.

A rede municipal de saúde de Blumenau inicia neste mês a programação do Outubro Rosa, com consultas, exames preventivos, testes rápidos, rodas de conversa e atividades de promoção da saúde nas unidades. O principal momento será o Dia D, em 17 de outubro, com mutirões de atendimento e atividades de bem-estar em diversas unidades.

No AGF Velha, a programação vai das 8h às 12h, com mutirão de exames preventivos pré-agendados, auriculoterapia e serviços gratuitos de bem-estar. A partir das 9h, haverá apresentação da Banda Municipal, aberta ao público.

Também participam do Dia D unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF): Tereza Lescowicz, Harold Ewald, Geraldo Schmidt Sobrinho, Frederico Jensen, Valério José Steil, Armando Odebrecht, Martin Volles, Maria Schlindwein Baumgartner, Marli Batschauer, Dr. Wilson Gomes Santhiago e Silvana Witte.

Outras unidades terão ações nos dias 2, 3 e 24 de outubro. O ESF Alfredo Hoess terá atendimento em horário estendido nos dias 7, 14, 21 e 28, com consultas e preventivos pré-agendados, atualização cadastral, orientações de saúde bucal e roda de conversa.

Mamografias

A Secretaria de Promoção da Saúde também ampliou a oferta de mamografias. De janeiro a setembro, a rede municipal realizou 4.308 mamografias de rastreamento — exames de prevenção e acompanhamento periódico — e 824 mamografias de diagnóstico, indicadas quando há alteração a ser investigada.

Para acelerar o agendamento, a Prefeitura contratou mais 1 mil mamografias até dezembro, além da quantidade mensal já prevista na rede.

“Queremos que o Outubro Rosa seja um mês de informação, prevenção e cuidado. As unidades estão preparando uma programação especial para acolher as mulheres e as famílias, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde. E esse cuidado deve continuar durante todo o ano”, disse o prefeito Egidio Ferrari.

“Como médico, sei da importância de identificar precocemente qualquer alteração. A prevenção precisa fazer parte da rotina de cuidados durante todo o ano, e nosso papel é ampliar as oportunidades de acesso e incentivar as mulheres a não adiarem seus cuidados com a saúde”, afirmou o secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin.

Confira a programação:

3/10

ESF Jovino Inácio Cardoso | 9h

Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama

7, 14, 21 e 28/10

ESF Alfredo Hoess  | até 19h

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento) • Atualização cadastral • Saúde bucal • Roda de conversa

17/10 | DIA D DO OUTUBRO ROSA

AGF Velha | 8h às 12h

Preventivos • Auriculoterapia • Serviços de bem-estar

9h: Apresentação da Banda Municipal

AGF Garcia | 8h às 16h

Preventivos (com pré-agendamento) • Auriculoterapia • Teste • Rápido Serviços de bem-estar

ESF Tereza Leszcowicz | 8h às 15h

Preventivos • Testes rápidos • Dança • Feira de empreendedoras

ESF Harold Ewald

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento)

ESF Geraldo Schmidt Sobrinho

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento)

ESF Frederico Jensen

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento) • Testes rápidos • Orientações sobre saúde da mulher

ESF Valério José Steil | 8h às 17h

3º Sabalério

ESF Armando Odebrecht | 8h às 17h

Preventivos • Testes rápidos • Outubrinho para crianças

ESF Martin Volles | 8h às 17h

Consultas • Vacinação • Cadastramento • Saúde bucal

ESF Maria S. Baumgartner | 8h às 17h

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento) • Orientações sobre saúde da mulher

ESF Marli Batschauer | 8h às 16h

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento) • Pressão e glicemia • Roda de conversa

ESF Dr. Wilson Gomes Santhiago | a partir das 8h

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento) • Testes rápidos • Auriculoterapia • Grupo de gestantes

ESF Silvana Witte | 8h às 13h

Mutirão de consultas e preventivos (com pré-agendamento) • Climatério • Feira de empreendedoras

ESF Evacir Barth | 8h às 13h

Exames preventidos e consultas de planejamento familiar (com pré-agendamento) • Testes rápidos

21/10

ESF Léo de Carvalho | 8h 

Caminhada Rosa e exercícios com fisioterapeutas da Furb

Partindo da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro até a unidade de saúde

24/10

AGF Badenfurt

Vacinação • Testes rápidos • Saúde da mulher • Planejamento familiar (com pré-agendamento)

ESF Benedito Camargo Rocha | 7h30 às 12h

Preventivos (com pré-agendamento) • Testes rápidos • Orientações sobre saúde da mulher

ESF Whilhelm Theodor Schurmann | 7h às 12h e 13h às 16h

Consultas e preventivos (com pré-agendamento) • Auriculoterapia • Brechó • Consultoria em maquiagem

ESF Léo de Carvalho | 8h às 12h

Exames preventivos (com pré-agendamento) • Rodas de conversa sobre saúde da mulher • Serviços de bem-estar

*Serviços com pré-agendamento seguem a programação de cada unidade.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Casa Fritz Müller divulga programação gratuita de outubro para crianças.

Catálogo apresenta produtos artesanais com identidade blumenauense.

Benção dos animais no Santuário Nossa Senhora Aparecida no bairro Itoupava ...

Gaspar já limpou 72,89 km de ribeirões e avança na preparação para o períod...

Últimos Vídeos

A mentira na vida das pessoas.

1706 visualizações • 1 dia atrás