Notícias de Blumenau | Bom dia! Segunda, 21 setembro 2026
19 ago, 2024

Agosto Dourado: conscientização sobre o aleitamento materno. Hospital santa Isabel orienta sobre a importância da amamentação e o suporte para as mães

Saúde

O mês de agosto é dedicado a campanha Agosto Dourado. O objetivo da iniciativa é a conscientização sobre a importância do leite materno. O tema de 2024 “Amamentação: apoie em todas as situações” têm como intuito destacar as necessidades de aprimoramento do apoio à amamentação, com foco na redução de desigualdades e na prática da amamentação em tempos de crises. A escolha está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visando garantir que todas as mães, independentemente de sua situação socioeconômica, localização geográfica ou contexto sociocultural, recebam o suporte necessário para iniciar e manter a amamentação.

O leite materno

O leite materno não é apenas uma fonte crucial de nutrição para os recém-nascidos, mas também tem um papel importante no desenvolvimento emocional das crianças, na construção e aprimoramento do vínculo entre a mãe e bebê. Além disso, o leite tem nutrientes que colaboram para o crescimento e fortalecimento da imunidade da criança, ao longo da vida. Estudos comprovam que a amamentação promove uma ligação afetiva intensa entre mãe e filho, contribuindo para a criação de um vínculo seguro e saudável. Este vínculo da amamentação também traz inúmeros benefícios para a mãe, fortalecendo a autoestima e o bem-estar, além da experiência de cuidado.

Suporte para as mães

Eliminar a desigualdade no apoio à amamentação é também promover um ambiente seguro e acessível. Isso inclui, melhorar o acesso a informações, serviços de saúde e políticas que respeitem e incentivem a amamentação. De acordo com o serviço de psicologia do Hospital Santa Isabel, embora os benefícios da amamentação sejam indiscutíveis, é fundamental que a sociedade e a rede de apoio familiar, ofereça suporte às mães, independentemente de suas escolhas. “Existem mães que não podem ou não desejam amamentar e respeitar isso também é promover a inclusão e a aceitação, pois ainda assim existem outras formas de criar vínculos familiares e ser mãe vai muito além da amamentação”, reforça o serviço de psicologia.

O puerpério é repleto de sentimentos, uma oscilação constante entre a felicidade, medos e inseguranças. Acarretando ansiedade, frustrações e sentimento de culpa e inadequação em relação as outras mães. A maternidade dita “real” é uma construção diária baseada na vivência individual de cada mãe, não sendo uma realidade única e absoluta. Nesse sentido a verdadeira promoção da saúde, materno-infantil deve ser individualizada e integral, promovendo, orientação, aceitação e suporte emocional, permitindo que cada mãe tome a melhor decisão para si e para seu bebê.

Foto: Divulgação Freepik – Texto: Suelen Eskelsen/ Comunicação HSI

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Obras na Rua Namy Deeke. O Samae informa que uma equipe vai fazer nesta seg...

Falecidos nas últimas 72h, atualizado até o dia 20/09/2026

Sol e calor nesta segunda-feira em #Blumenau.Atenção: tem previsão de tempo...

Datas comemorativas 21/09

Últimos Vídeos

PERDOAI E SEREIS PERDOADOS.

240 visualizações • 0 dias atrás