Blumenau Comemora 200 Anos da Imigração Alemã e 125 Anos do Filósofo Dr. Blumenau.
A manhã de 30 de outubro foi dedicada a homenagens pelos 200 anos da imigração alemã no Brasil e pela presença dos luteranos no Vale do Itajaí. A cerimônia, realizada no Mausoléu Dr. Blumenau, contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, do secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Oscar Grotmann Filho, e de servidores municipais. Também prestigiaram o evento a cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Susanne Klemz Adam, e o pastor sinodal da IECLB, Alan Schulz.
Organizado pela SMC, o evento relembrou os 125 anos de falecimento do filósofo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e destacou aspectos da colonização iniciada em 1850, quando Blumenau obteve terras para estabelecer uma colônia agrícola com imigrantes europeus. Em 2 de setembro daquele ano, os primeiros colonos chegaram à área que hoje abriga o Centro Histórico da cidade.
Durante a cerimônia, Oscar Grotmann enfatizou a importância da memória cultural: “Um povo que não honra seus descendentes é um povo que não ama a cultura e as tradições.”
A História da Comunidade Evangélica
Na época da colonização, a região era habitada pelos indígenas Kaigangs e Xoklengs. Antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas nas margens do ribeirão Garcia e do Rio Itajaí-Açú. A Comunidade Evangélica de Blumenau teve suas raízes com a chegada dos primeiros imigrantes, em 2 de setembro de 1850.
O primeiro culto foi celebrado no Galpão dos Imigrantes no domingo seguinte à chegada dos colonos. Sete anos depois, em 1857, chegou o primeiro pastor, Rudolf Oswald Hesse, que celebrou seu primeiro culto em 9 de agosto daquele ano. Essa data foi fixada como a fundação da Comunidade Evangélica de Blumenau.
Essas celebrações ressaltam a rica história e a importância cultural da imigração alemã e da presença luterana na formação da identidade da região.
Fonte e Imagem: PMB.
