Notícias de Blumenau | Boa noite! Terça, 18 junho 2024
Pesquisar
Close this search box.
18 maio, 2024

Blumenau decreta situação de emergência em saúde pública. Decisão foi tomada pelo município para a prevenção e o enfrentamento da síndrome respiratória aguda

Notícias

A Prefeitura de Blumenau decreta situação de emergência em saúde pública em função do crescente número de casos de síndrome respiratória aguda (SRAG). Além do crescimento de SRAG, com aumento histórico de 775% em comparação com a média de 2013 a 2019, o Decreto Municipal 15.338, de 15 de maio de 2024, considerou a determinação estadual 574, em virtude do aumento expressivo nos índices de internações em leitos de UTIs – neonatal, pediátrica e adulto, para o tratamento das síndromes respiratórias agudas graves. A necessidade de preparar os serviços do município para o aumento da procura por atendimento de pessoas com suspeita da doença, e a Nota Técnica 45 de 2024, emitida pelo Ministério da Saúde (MS), que alerta sobre a atual situação epidemiológica da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados no Brasil, também foram consideradas no momento do decreto de situação de emergência em Blumenau.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca o período de atenção às doenças respiratórias nessa época de mudança de clima. “Vínhamos de dias com bastante calor e agora entramos no inverno. O número de atendimentos de pessoas com doenças respiratórias já está bastante alto e isso deve se intensificar. O decreto é mais um sinal de alerta e cuidado para todos”, ressalta.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, lembra algumas medidas de prevenção à transmissão dos vírus respiratórios. “Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar contato com pessoas doentes, usar máscara, e manter os ambientes ventilados são algumas das orientações preventivas.”

Recomendação
Fica recomendado o uso contínuo de máscaras de proteção facial em todos os pontos de assistência ao paciente nos serviços de saúde. O uso da máscara só será obrigatório por pacientes com sintomas gripais durante a permanência nos serviços.

Vacinação
Vale lembrar que a vacinação é a principal medida de prevenção. As vacinas são seguras e eficazes e podem ajudar a proteger contra as formas mais graves das doenças, os casos de hospitalização e até os óbitos. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

As vacinas contra a gripe e a Covid-19 estão disponíveis nas unidades de saúde do município com sala de vacina ativa.

Em relação à vacina contra Influenza, a vacinação está liberada a partir dos 6 meses de idade. O imunizante é o trivalente, que protege contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus influenza B.

Contra a Covid-19, a vacina está sendo aplicada sem a necessidade de agendamento somente nos grupos prioritários. No caso da vacina bivalente, a aplicação acontece em pessoas com mais de 18 anos. Para as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses, é indicado a aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19.

Para receber os imunizantes basta procurar por uma unidade de saúde do município com sala de vacina ativa.

Consulte os endereços no site da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Alerta de GOLPE no falso site do Detran SC

Polícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva em Indaia...

Prazo para participar de pesquisa sobre o Selo Empreendedor Inclusivo vai a...

Blumenau recebe evento ‘Cultura Viva, na Praça’, que está com inscrições ab...

Últimos Vídeos

Não cabe a nós controlar o tempo, cabe a nós AMAR enquanto a tempo.

133 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.