Notícias de Blumenau | Boa tarde! Quinta, 10 outubro 2024
Pesquisar
Close this search box.
30 set, 2024

Ceasa/SC completa 48 anos de fundação reforçando o compromisso de manter o estado como referência em segurança alimentar.

Notícias

O trabalho das Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa) é focado em incentivar o desenvolvimento do agronegócio, com base no fortalecimento de agricultores, cooperativas, empresas e comerciantes. A Ceasa é fundamental para garantir o abastecimento de hortifrutigranjeiros no mercado, com qualidade e bons preços, e é conhecida como uma grande vitrine de Santa Catarina para os produtos da agricultura familiar catarinense.

A data de aniversário é 29 de setembro de 1976. São 48 anos de fundação e 46 anos de atividades, já que a primeira unidade foi inaugurada dois anos depois. Ao longo dessas décadas, a direção vem trabalhando para que a Ceasa siga sendo um modelo para o país, cada vez mais moderna e eficiente.

“Comemorar os 48 anos das Centrais de Abastecimento de Santa Catarina, com certeza, é um grande orgulho para nós. Ela representa a ponte entre o produtor rural e o consumidor, possibilitando chegar à mesa dos catarinenses alimentos com alta qualidade, com rastreabilidade e principalmente com segurança alimentar. É um setor que merece muito respeito, consideração e incentivo”, destacou o diretor-presidente da Ceasa, Sandro Vidal.

A Ceasa é uma empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. Com o passar dos anos, a unidade de São José, na Grande Florianópolis, a primeira instalada no estado, cresceu e se consolidou como o maior ponto de distribuição de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina. Hoje, além da regional de São José, os produtores podem contar com as unidades de Blumenau, no Vale do Itajaí, e de Tubarão, na região Sul.

A Ceasa não é a responsável pela comercialização dos produtos, ela oferece a estrutura necessária para que os produtores rurais e atacadistas possam vender os seus alimentos. Nas Centrais, os consumidores encontram uma grande variedade de frutas, verduras e hortaliças, além dos ovos e produtos como frios, feijão, arroz, trigo, açúcar, mel, biscoitos, conservas, etc.

“A Ceasa é fundamental para fazer com que o produtor tenha um ponto de venda, fugindo do atravessador. Não é somente venda, mas é uma forma de fomento, um cinturão verde nas cidades. De forma integrada estamos trabalhando para ajudar o agricultor a produzir, ter garantias para comercializar e ampliar as possibilidades de venda. O objetivo é ter produtos nobres, de qualidade, que remuneram o produtor, mas que também favoreçam o nosso consumidor”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Movimentação em 2023
Em 2023, as Centrais de Abastecimento do Estado movimentaram mais de 309 mil toneladas de frutas e hortaliças. Esse volume resultou na quantia de R$ 1,35 bilhão, movimentando a economia catarinense. Nas três unidades, são 181 empresas instaladas nos boxes e mais de mil produtores rurais cadastrados, um trabalho que emprega cerca de duas mil e quinhentas pessoas de forma direta e milhares de outras indiretamente. São aproximadamente 6 mil pessoas circulando todos os dias pelos pavilhões.

Cotação de preços
Além de ser elo entre o comerciante e o consumidor, a Ceasa disponibiliza, todos os dias, a cotação de preços no atacado e participa de projetos sociais com a doação de alimentos para famílias cadastradas. O relatório da cotação de preços é resultado de uma pesquisa diária, nos principais centros atacadistas de hortifrutigranjeiros do Estado. É uma ferramenta importante que os comerciantes têm como base para precificar os seus produtos.

A lista com os preços, em um formato mais compacto vai para o instagram da Ceasa (@ceasasc) e a listagem em PDF, com todos os preços dos produtos coletados, para aquele dia, a pessoa interessada encontra no site.

Os preços coletados também são enviados para outras instituições como Conab, Epagri e Cidasc, por meio de um termo de cooperação técnica, e servem como subsídio para estudos e publicações.

Segurança alimentar
A Ceasa trabalha para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde do consumidor e do produtor. A exigência para a comercialização é que os alimentos tenham a etiqueta de rastreabilidade. Por meio do celular, basta fazer a leitura do QR Code. A rastreabilidade dos alimentos é um processo que registra e identifica todas as etapas de produção, desde a origem até o destino, incluindo o processamento, transporte e distribuição.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), disponibiliza gratuitamente um sistema que possibilita a rastreabilidade de forma prática e simples. É o chamado e-Origem, que está disponível no site da Cidasc.

A Ceasa também conta com o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos nos produtos comercializados. Todo o ano, são avaliadas, em laboratório, 120 amostras para analisar a qualidade dos alimentos, identificar a presença ou não de agrotóxicos e se houver, verificar se a quantidade aplicada está dentro do permitido. Além disso, é checado se o agrotóxico tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O programa é desenvolvido pela Ceasa, a partir de um termo de compromisso de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público Estadual.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril deste ano, apontou que Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do país.

Ildiane Silva | TV SECOM
Foto: Thiago Kaue / SECOM

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Missa e Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, direto da Catedral São ...

No sábado, dia 12/10, haverá o desfile da 39ª Oktoberfest de Blumenau, às 1...

Confira o horário de funcionamento e cobrança de ingressos da Oktoberfest e...

Confira a programação das bandas para hoje, quinta-feira, 10/10/2024, da Ok...

Últimos Vídeos

Aqui nasceu o hospital e a congregação,e foi aqui que morreu a cancerosa,cuidada pela menina Paulina

72 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.