Notícias de Blumenau | Bom dia! Segunda, 15 julho 2024
Pesquisar
Close this search box.
21 jun, 2024

Conheça os 12 pratos inéditos do Festival Gastronômico de Pomerode 2024

Diversos

O encontro da cozinha alemã com ingredientes tropicais adotados pelos imigrantes europeus em Santa Catarina há mais de um século: este é o enredo do 18º Festival Gastronômico de Pomerode, que ocorre de 4 a 21 de julho. Doze restaurantes aceitaram o desafio de criar receitas novas sob o tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”. O resultado dessa mistura são pratos de clara influência europeia, mas com alimentos tipicamente brasileiros como protagonistas.

Por sorteio, cada restaurante ficou responsável por destacar um ingrediente específico. O Funiculì Funiculá, por exemplo, criou o Perfekte Hochzeit (Casamento Perfeito). No prato, a brasileiríssima cachaça flamba e saboriza cubos de carne suína, que são acompanhados de nhoque à la romana. No restaurante Dona Cecília, o mousseline de banana-da-terra abre alas para uma portentosa costela suína. A batata recheada, iguaria popular em festas típicas da região, é apresentada na versão com batata-doce, uma criação da Schornstein Kneipe.

Neste ano, o trabalho de elaboração das receitas contou com a consultoria do chef Willian Aimar, graças a uma parceria da Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora do Festival Gastronômico, com o Sebrae/SC. Ele atuou para que os pratos representassem o tema desta edição, a riqueza da culinária local, assim como a diversidade dos restaurantes.

— O processo foi conduzido de forma co-criativa, pesquisando as adaptações culinárias, aperfeiçoando empratamentos e interagindo com o grupo para promover esse encontro de culturas — conta Aimar.

Desde março, os 12 restaurantes vêm participando de palestras, workshops e treinamentos com o objetivo de transformar o tema escolhido em uma experiência gastronômica única. O tema do 18º Festival Gastronômico de Pomerode também integra o evento às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

— Todos os anos temos a missão de construir um festival que equilibre novidades com a manutenção de uma identidade única no Brasil. Estamos preparando um grande evento, com a qualidade que Pomerode sabe oferecer — comenta o presidente da Avip, Manfredo Goede.

Ambiente único

Além da gastronomia, o Festival de Pomerode tem características únicas no país. Todos os restaurantes são reunidos num mesmo local: o Pavilhão Municipal do Eventos. O ambiente é delicadamente decorado e garçons servem às mesas com louças de porcelana, talheres de metal e taças de cristal. Ou seja, embora o espaço seja de festa, tudo lembra um charmoso restaurante.

Haverá extensa programação de música ao vivo, apresentações culturais e aulas-show com chefs renomados, entre outras atrações. A agenda completa do festival será divulgada até o início de julho.

O Festival

O 18º Festival Gastronômico de Pomerode é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip), com promoção do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do governo do Estado e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), patrocínio de DVA, Kyly, Mueller, Olho Embutidos, Nugali Chocolates, Weiku, Schornstein, Karsten e Juréia Alimentos, e apoio do Sebrae e prefeitura de Pomerode.

Festival Gastronômico de Pomerode
Quando: 4 a 21 de julho, todos os dias
Onde: Pavilhão Municipal de Eventos
Saiba tudo sobre o festival em www.visitepomerode.com.br

Fotos dos pratos: https://bit.ly/4covBnE
Crédito: Luciano Dias, Divulgação

Pratos estrela do Festival Gastronômico de Pomerode

1 – Funiculì Funiculà
Ingrediente tropical: cachaça

Perfekte Hochzeit (Casamento Perfeito)

Cubos de carne suína flambada com cachaça ao molho de páprica doce, mostarda e cebola, servidos com delicioso nhoque à la romana, assado no forno, macio por dentro e crocante por fora.

2 – Biergarten Pomerânia
Ingrediente tropical: farinha de mandioca

Wurstteller (Mix de Salsichas Alemãs)

Clássicas salsichas artesanais dos tipos Krainer, Vienna e Bock, combinadas com chucrute e farofa especial do chef alemão Heiko Grabolle. Nesta releitura, a tradicionalíssima farofa brasileira ganha o sabor defumado único da linguiça Blumenau.

3 – Mon Cheri
Ingrediente tropical: amendoim

Porco na Cerveja

A parte mais nobre do joelho de porco defumada e marinada em cerveja, depois assada no forno com verduras e especiarias típicas alemãs, acompanhada de molho de legumes, batatas wedge e salada caseira de chucrute, finalizados com farofa de amendoim.

4 – Spätzle
Ingrediente tropical: café

Mignon Suíno em Crostas de Especiarias e Toque de Café

Suculentos escalopes de mignon suíno, envoltos em uma crosta irresistível com toque de café e temperos selecionados, servidos sobre purê de aipim, espaguete de palmito e batatas sauté.

5 – Quintal Toillier
Ingrediente tropical: melado

Magret de Pato Marinado em Melado e Especiarias
Magret de pato marinado em melado e especiarias por 24 horas e depois frito na manteiga. Acompanha repolho roxo e Spätzle de açafrão ao molho Kräuterkäse com toque de manjericão.

6 – Bierwein
Ingrediente tropical: milho

Rösti Recheada

Batata rösti recheada com milho e linguiça Blumenau, acompanhada de molho de queijos em que o tradicional Kräuterkäse é protagonista.

7 – Dona Cecília
Ingrediente tropical: banana-da-terra

Coroa de Costela Suína ao Mousseline de Banana da Terra

Costela suína marinada por 12 horas e assada em forno lentamente, acompanhada de cremoso mousseline de banana-da-terra e demi-glace de laranja, finalizados com chips de banana-da-terra.

8 – Wox
Ingrediente tropical: palmito

Tábua 200 Anos

Tábua de aperitivos que inclui: palmito e pepino em conserva, linguiça Blumenau, salame, torresmo crocante, queijo colonial, Schnitzel, chips de aipim e pão caseiro de aipim com
patê de palmito artesanal

9 – Torten Paradies
Ingrediente tropical: frutas tropicais

Eisbein à Pururuca com Purê Tropical

Nesta versão do clássico da cozinha alemã, o joelho de porco à pururuca vem acompanhado de um purê de maçã combinado com frutas tropicais. Completam o prato salsicha bock, molho do próprio assado, chucrute com especiarias e nhoque alemão.

10 – Garden
Ingrediente tropical: mandioca

Generoso corte de Prime Rib suíno grelhado com especiarias, acompanhado de mousseline de mandioca com queijo Kräuterkäse, repolho assado coberto com farofa de torresmo e crisps de repolho. Finalizado com beterraba em conserva e molho de mostarda.

11 – Schornstein Kneipe
Ingrediente tropical: batata-doce

Batata-doce recheada

Batata-doce gratinada no forno, ao creme de queijos parmesão, provolone, muçarela e Kräuterkäse coberto com crispy de linguiça Blumenau e milho crocante de mostarda e mel.

12 – Bayern Grill

Herança Germânica

Panceta suína servida com salada de maionese de cará, batatas e cenoura, acompanhadas de purê de maçã, farofa de bacon e tomate-cereja.

Fonte: Divulgação

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Policlínica protege mais de 90 crianças prematuras com protocolo contra inf...

Bom dia… Mensagem do Padre João Bachmann para hoje, segunda-feira, dia 15/0...

Marcia Fernandes estará em Blumenau, Santa Catarina, com a palestra "ACORDA...

Governador traz do Santuário de Fátima e do local de ondas gigantes em Naza...

Últimos Vídeos

Missa e Novena dia 14/07/24 ao vivo, direto de Indaial, com Padre João Bachmann.

163 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.