Notícias de Blumenau | Boa noite! Quinta, 10 outubro 2024
Pesquisar
Close this search box.
01 out, 2024

CPMA de Blumenau realiza capacitação para instituições que recebem prestação de serviços à comunidade.

Diversos

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Blumenau realizou, na segunda-feira (23/9), uma capacitação voltada às instituições parceiras que recebem pessoas condenadas por crimes de menor potencial ofensivo. O evento ocorreu no salão do júri do Fórum Central de Blumenau e contou com a presença de representantes de 38 instituições.

Durante o encontro, gestores e representantes das entidades que acolhem os beneficiários da prestação de serviços à comunidade, imposta pelos juízes, puderam atualizar-se sobre a metodologia de trabalho da CPMA e suas respectivas responsabilidades. Também houve espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre os participantes.

Na sua apresentação, a coordenadora da CPMA de Blumenau, Juciane Andreia Boldt, destacou a importância da dedicação dos parceiros e o papel fundamental que desempenham na reintegração social e no exercício da cidadania dos indivíduos atendidos.

A capacitação contou com a participação da assistente social Elisangela Furtado de Souza e a técnica de atividades administrativas Gabriela Russi, ambas profissionais da CPMA de Blumenau.

O coordenador das Penas Alternativas e Apoio ao Egresso de Santa Catarina, Igor Bandeira de Matos, ressaltou que é extremamente gratificante ver pessoas que adentraram as instituições como pessoas em alternativas penais e muitos acabam sendo contratados tendo a carteira de trabalho assinada. “Sendo responsabilizados sim, mas ressignificando a sua pena”, afirmou.

Sobre a CPMA de Blumenau

A Central de Blumenau, regida à Secretaria de Administração Prisional (SAP-SEPAE), atua em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o Ministério Público na supervisão da execução de penas e medidas alternativas, buscando a reintegração social dos apenados. A CPMA atende indivíduos encaminhados pela 1ª, 2ª e 3ª Varas Criminais, Vara Regional de Garantias e pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Podem participar do programa pessoas que recebem pena de até quatro anos nos casos de crimes culposos, sem dolo, reincidência e não pode possuir mais antecedentes. Após o atendimento inicial, a equipe traça o perfil da pessoa que irá cumprir a pena e a encaminha para uma entidade sem fins lucrativos parceira ou órgãos públicos, como asilos, creches, escolas.

Fonte: Pamyle Brugnago – Jornalista
Imagens: Divulgação

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Previsão de temporais para SC: Confira dicas de segurança Celesc.

Shopping de Blumenau tem programação especial durante a Oktoberfest.

Feira da Oktoberfest começa nesta sexta, dia 11. Evento ocorre na Feira Liv...

Chuvas em SC: Defesa Civil mantém alerta para risco moderado de alagamentos...

Últimos Vídeos

Veja o osso do pé de Santa Paulina que está na Igreja Antiga de Nova Trento. Isso é uma benção.

220 visualizações • 1 dia atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.