Notícias de Blumenau | Boa noite! Sexta, 02 outubro 2026
15 out, 2025

Estudantes de Blumenau conquistam segundo lugar em competição nacional sobre estatística.

Diversos

Projeto “Saúde em Foco” foi premiado na etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos por analisar dados do SUS na comunidade escolar.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebra a conquista de estudantes e professores da Rede Pública Municipal de Ensino, que garantiram o segundo lugar na categoria B da etapa brasileira da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos 2024-2025. A premiação é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para promover o letramento estatístico nas instituições de ensino.

O projeto premiado, intitulado “Saúde em Foco”, da EBM General Lúcio Esteves, articulou Educação Fiscal e análise de dados para transformar números em conhecimento crítico sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar entre as áreas de geografia, matemática e informática.

Para a secretária de Educação, Simone Probst, a conquista reflete o compromisso da Rede Pública Municipal de Ensino com uma formação cidadã. “Projetos como este mostram que a instituição de ensino é um espaço de transformação, onde nossos estudantes aprendem a aplicar o conhecimento para compreender e melhorar a realidade que os cerca. Parabenizo os estudantes e os professores por essa merecida conquista, que tanto nos orgulha”, afirma.

A equipe aplicou 270 questionários na comunidade escolar para mapear condições de saúde e cruzou as informações com dados oficiais do SUS, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. O resultado foi um pôster que demonstra, com gráficos, a importância do sistema público de saúde.

“Nossos estudantes tiveram a oportunidade de perceber que, pela pesquisa e pela análise de dados, podem compreender e questionar Políticas Públicas que afetam as vidas deles. Isso vai muito além do conteúdo curricular, é formação cidadã”, ressalta a professora de Geografia, Aluisiane Kraisch.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira, dia 13, na Casa Brasil IBGE, no Rio de Janeiro (RJ). O prêmio reconhece o trabalho dos professores Aluisiane Kraisch (geografia), Rosimere Gonçalves Timm (matemática), Luís Felipe Mafra Giacomelli (informática) e dos estudantes Julia Bottignon Rodrigues, João Filipe Antunes e Dionei Mohr Junior.

Assessora de Comunicação: Luana Grabowski 

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

SAIBA COMO SERÁ REALIZADO O TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA N...

Linha Verde cria novas opções de trajeto e conecta regiões de Blumenau.

Variante da linha 507 do transporte coletivo passa a atender Secretaria de ...

Associação Blumenau de Karate disputa o Open Internacional de Joinville.

Últimos Vídeos

A mentira na vida das pessoas.

1485 visualizações • 0 dias atrás