Farmácia Solidária dá o destino correto a mais de uma tonelada de medicamentos.
A rede pública de saúde de Blumenau, por meio da Farmácia Solidária, fez o descarte correto de mais de uma tonelada de medicamentos vencidos ou em desuso nos primeiros nove meses de 2024. Este resultado, considerado positivo pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vem acompanhado de melhorias para facilitar o acesso da população.
Em parceria com a Casa da Amizade, a rede implantará novas caixas coletoras em locais estratégicos. Até o dia 10 de novembro, a Policlínica, a Prefeitura e os sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) contarão com novos pontos de coleta.
Lucinéia Largura Vendramini, coordenadora municipal da política de medicamentos e assistência farmacêutica, ressalta a importância da adesão da população: “A cada ano, observamos um aumento significativo na quantidade de medicamentos descartados de forma correta. Isso demonstra a consciência ambiental da população de Blumenau e o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade.”
Farmácia Solidária
Além de receber medicamentos vencidos ou em desuso, a Farmácia Solidária de Blumenau também oferece medicação aos usuários. Qualquer pessoa, com uma receita médica válida de Blumenau ou de outro município—seja particular, de plano de saúde ou do SUS—pode buscar o medicamento na farmácia. Se o remédio estiver disponível, será entregue na hora. De janeiro a setembro, a farmácia registrou 13.515 atendimentos.
Para consultar os remédios disponíveis na Farmácia Solidária, acesse: Farmácia Solidária.
Fonte e Imagem: PMB.