Notícias de Blumenau | Bom dia! Quinta, 01 outubro 2026
28 fev, 2024

Festival do SESI em Brasília evidencia benefícios da robótica na sala de aula

Eventos

Evento voltado à educação reúne em Brasília de 28 de fevereiro a 2 de março mais de 2 mil estudantes de todo o país, entre eles, alunos da Escola SESI de Santa Catarina

A partir da próxima quarta-feira (28), estudantes da Escola SESI e do SENAI de Blumenau, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, São José e Videira estarão em Brasília participando do Festival SESI de Educação. O evento evidencia os benefícios da robótica para a formação básica e tem entrada gratuita a partir da quinta-feira (29), das 9h às 18h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. 

:: Acompanhe a transmissão ao vivo das solenidades de abertura e de encerramento do festival no canal oficial do SESI no YouTube sobre robótica educacional.  

De Santa Catarina, participam 12 equipes da Escola SESI e do SENAI, quatro de escolas da rede pública e privada de Joinville, Tubarão e Rio do Sul (duas equipes), além de um time de garagem de Itajaí. O festival promove competições em quatro modalidades – com miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de LEGO, robôs gigantes, com até 1,2 metro de altura, e robôs de até 56 kg –, além de participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do SESI Lab itinerante.  

“Mais do que um torneio, o evento é um processo de aprendizagem colaborativa em que os estudantes e professores aprendem mutuamente os conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens. Por meio de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real, planejam, projetam, constroem e, por fim, programam robôs”, lembra o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

E extensa programação do festival inclui ainda o Seminário Internacional SESI de Educação, na quarta-feira (28), das 9h às 12h30. Em parceria com o Movimento pela Base, o SESI reúne especialistas em educação e representantes do setor público para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a inserção dos jovens no mundo do trabalho. O seminário também será transmitido ao vivo no YouTube do SESI.

Fonte: Divulgação

Foto: André Kopsch

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Prefeitura de Blumenau divulga edital para residência jurídica.

Blumenau cria comitê para proteger escolas e CEIs em situações de emergênci...

Evento Rock na Praça tem nova data confirmada para 31 de outubro em Indaial...

Atletismo de Blumenau conquista seis medalhas na Olesc e quebra recorde que...

Últimos Vídeos

Nós temos pouco tempo para ser feliz. A vida é breve. Portanto, faça da sua vida um serviço feliz em

577 visualizações • 0 dias atrás