Notícias de Blumenau | Boa noite! Sexta, 07 agosto 2026
16 jul, 2026

Hackathon vai reunir estudantes para desenvolver soluções inovadoras para desafios da Defesa Civil de Blumenau.

Diversos

Parceria entre Prefeitura e SENAI, lançada durante a abertura do Julho Laranja, convida jovens a criarem projetos voltados à prevenção de desastres e à proteção da comunidade.

Transformar desafios da Defesa Civil em oportunidades de inovação. Essa é a proposta do Hackathon de Inovação Defesa Civil e Comunidade Educativa, que será realizado no dia 16 de julho, no Espaço Multiuso do SENAI, em Blumenau. A iniciativa foi oficialmente lançada durante a abertura do Julho Laranja, com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci), em conjunto com o SESI, SENAI e UniSENAI. Julho é constituído por lei como o mês da Defesa Civil.

O hackathon reunirá estudantes e integrantes da comunidade para um dia de imersão em desafios reais enfrentados pela Defesa Civil. Organizados em equipes, os participantes serão convidados a identificar problemas e propor soluções inovadoras capazes de fortalecer ações de prevenção, educação, comunicação e resposta a desastres naturais.

Entre os temas que poderão ser trabalhados estão o desenvolvimento de materiais educativos, projetos voltados à educação para prevenção nas escolas, soluções tecnológicas para alertas meteorológicos e outras oportunidades de inovação que contribuam para aprimorar os processos da Defesa Civil.

A coordenadora de Educação profissional do SENAI, Gislaine Lombardi, explica que a iniciativa aproxima os estudantes de demandas concretas do poder público, incentivando o desenvolvimento de soluções com impacto direto na comunidade. “Procuramos sempre despertar no jovem este olhar social, de transformação, de gerar impacto real na soluções de problemas reais. Durante o hackathon, as equipes trabalharão ao longo de todo o dia no desenvolvimento das propostas que serão apresentadas pelos mentores e por pessoas de diferentes bairros da cidade e que serão reveladas ao final do evento. A intenção é construir uma parceria permanente para que nossos jovens possam contribuir com soluções inovadoras para esses processos, de forma contínua e engajada”, afirma.

A assinatura da parceria integrou a programação de abertura do Julho Laranja, promovido pela Prefeitura de Blumenau por meio da Sedeci. O mês reúne diversas atividades voltadas à prevenção, capacitação e compartilhamento de conhecimentos sobre proteção e defesa civil.

Serviço
Hackathon de Inovação Defesa Civil e Comunidade Educativa
Data: 16 de julho (quinta-feira)
Horário: das 8h às 17h
Local: Espaço Multiuso do SENAI Blumenau

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Ícone do jeans, Levi’s abre nova loja em Blumenau.

Jantar em prol da Casa Eliza vai trazer a cultura árabe para Blumenau.

Paciente busca justiça após esperar cirurgia há 5 anos e cair para fim da f...

Prefeitura de Gaspar abre inscrições para a 5ª edição do Casamento Coletivo...

Últimos Vídeos

Missa e Novena ao vivo dia 02/08/26, com Padre João Bachmann, direto de Indaial.

3522 visualizações • 4 dias atrás