Instituição pioneira em vários segmentos da medicina é eleita a melhor de Santa Catarina.
Nesta sexta-feira, 04 de outubro, o Hospital Santa Isabel completa 115 anos. Fundado em 1909, a instituição se destaca como referência em serviços de alta complexidade. O hospital é reconhecido em todo o país pelo atendimento humanizado, cirurgias complexas de urgência e emergência, procedimentos eletivos, transplantes de órgãos e cirurgia robótica – é eleito o melhor de Santa Catarina pela pesquisa internacional World’s Best Hospitals, possui Selo e Certificação de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem é Acreditada ONA nível 3, sendo considerado o principal transplantador de órgãos de Santa Catarina.
Pioneirismo
Tudo começou em uma pequena casinha dedicada aos cuidados de saúde, anexa ao Colégio Sagrada Família. Com a chegada de médicos e enfermeiros vindos da Alemanha, a instituição se adaptou às demandas crescentes da comunidade: recebeu o primeiro equipamento de Raio-X de Santa Catarina, passou por avanços significativos na saúde e expandiu serviços e infraestrutura, sempre com foco no melhor atendimento ao paciente. Foi no Hospital Santa Isabel a primeira cirurgia robótica do estado, que aconteceu em 2019, hoje com quase mil procedimentos. O serviço de transplantes de órgãos começou em 1980, com transplante renal. Hoje, são realizados procedimentos de córnea, coração, fígado, pâncreas e pâncreas-rim conjugado. O HSI conta com uma comissão Hospitalar de Transplantes e um Ambulatório de Transplantes, que já realizaram mais de 4500 procedimentos.
A Maternidade Bertha Louise também se destaca, adotando um novo conceito de parto humanizado, priorizando o acolhimento e a segurança das mães e bebês. Em um compromisso contínuo com a responsabilidade social, o Hospital Santa Isabel implementa projetos inovadores que visam melhorar a experiência do paciente e otimizar o tempo de internação.
Certificações
O Hospital Santa Isabel de Blumenau recebeu neste ano a certificação ONA Nível 3 – Excelência. O selo da Organização Nacional de Acreditação é concedido às instituições hospitalares que atendem padrões de segurança do paciente e qualidade na assistência. Ainda em 2024 foi eleito o melhor hospital de Santa Catarina pelo terceiro ano consecutivo. A indicação foi feita pela World’s Best Hospitals 2024 – pesquisa internacional voltada ao setor de saúde, conduzida pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a Statista. No ranking nacional, a instituição segue como a 57ª melhor do Brasil.
A instituição foi a primeira de Santa Catarina a receber o Selo e Certificação de Qualidade do COFEN e a primeira do Brasil a ser certificada durante a pandemia. O atendimento no HSI é pautado pelo cuidado humanizado e competência técnica, contando com outras certificações e reconhecimentos importantes.
Estrutura
Num espaço de mais de 28 mil m², o Hospital Santa Isabel conta com o único heliponto da região homologado pela Anac, que recebe aeronaves de até 6 toneladas para transporte de pacientes e órgãos para transplantes. Para atendimento ao paciente, a instituição conta com Equipes Multidisciplinares altamente capacitadas, formadas por Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros e Médicos. Para apoio ao atendimento hospitalar, o hospital conta com Assistentes Sociais, Cozinheiros e Copeiros, profissionais de Higienização e Limpeza, Lavanderia, profissionais de Manutenção e equipes qualificadas no Setor Administrativo. Hoje, são dezenas de profissionais de serviços terceirizados, aproximadamente 1.500 colaboradores e 300 médicos no Corpo Clínico, todos com a mesma missão de acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida.
Fonte: Suelen Eskelsen
Fotos: Arquivo/Comunicação HSI