Nove atletas Associação Blumenau de Karate defendem o Brasil no Campeonato Sul-Americano da modalidade.
ABK/SME Blumenau é a equipe de SC com mais integrantes na Seleção Brasileira.
Competição será em Cartagena, na Colômbia, entre esta quarta-feira, dia 17 de junho e sábado, dia 20.
Com 09 atletas (ver tabela), todos pela modalidade de Kumitê (luta), a Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Tell Alimentos/Magic Brazil/Gráfica 43/SME Blumenau é a equipe de Santa Catarina, com mais integrantes na Seleção Brasileira de Karate, que vai disputar o Campeonato Sul-Americano da modalidade. A competição será disputa entre quarta-feira, dia 17 de junho e sábado, dia 20, no Coliseo Bernardo Caraballo, em Cartagena, na Colômbia, com a presença de 700 atletas de 14 países.
A técnica Maike de Oliveira, que vai acompanhar o grupo na competição, está na expectativa de bons resultados dos atletas. De acordo com ela, a maioria do grupo tem experiência em campeonatos internacionais defendendo a Seleção Brasileira. Ela cita, por exemplo, Manuela Araújo e Maria Eduarda e Sousa, atuais campeãs; e Rafaela Westphal, vice-campeã – todas do Sul-Americano disputado ano passado, no Recife (PE).
Preparação intensa
Além das três, Maike cita ainda Gabriel Anacleto e Maria Eduarda, ambos campeões e Manuela Jacomel, vice do Pan-Americano, de 2025, em Assunção, no Paraguai. Ela lembra, aliás, que a maratona de treinos vem desde o início do ano, já visando a Seletiva Nacional, que ocorreu em março, em São José dos Pinhais (PR). Além disso, a técnica menciona ainda Pedro Tavares, que volta defender a Seleção, na sua última competição pela categoria Júnior.
Um detalhe importante para o bom desempenho do grupo no Sul-Americano, segundo a Maike, que nenhum dos atletas está lesionado, mesmo com o ritmo intenso de treinos desde o início do ano. “Houve toda uma preparação técnica, tática e física para a temporada”, detalha.
Pela programação do Sul-Americano, todos os atletas da categoria Sub-14, mais a Manuela, pela Sub-21, competem na quinta-feira, 18 de junho. Na sexta-feira, dia 19, o desafio fica com Pedro, pela Júnior, enquanto a Rafaela luta no sábado, dia 20, pela categoria Sênior.
Atletas da ABK/SME Blumenau na Seleção
ATLETA / CATEGORIA
Beatriz Laurentino / Kumitê Sub-14 +52 quilos
Gabriel Anacleto / Kumitê Sub-14 até 50 quilos
Lorenzo Rossi / Kumitê Sub-14 até 55 quilos
Manuela Araújo / Kumitê Sub-21 até 68 quilos
Manuela Jacomel / Kumitê Sub-14 até 52 quilos
Maria Eduarda e Sousa / Kumitê Sub-14 até 47 quilos
Pedro Tavares / Kumitê Júnior até 68 quilos
Rafaela Westphal / Kumitê Sênior até 55 quilos
Yasmin Moraes / Kumitê Sub-14 até 47 quilos
Fonte: Maike de Oliveira, técnica da ABK/SME Blumenau, comissão técnica da Seleção Catarinense e da Seleção Brasileira de Karate
Assessor de comunicação: Humberto Trindade
Foto: Blumenow
