Notícias de Blumenau | Bom dia! Terça, 18 junho 2024
Pesquisar
Close this search box.
10 jun, 2024

Paciente recupera visão após cirurgia não invasiva no Hospital Santa Isabel em Blumenau. O HSI é um dos únicos hospitais da região a realizar esse tipo de procedimento

Destaques

Wilson Jair, de 51 anos, percebeu que estava perdendo a visão aos poucos nos últimos meses. O problema que inicialmente parecia oftalmológico, se revelou algo ainda mais complexo e desafiador quando apareceram também sintomas como formigamento. De um dia para o outro ele ficou praticamente cego, foi quando ele procurou atendimento no Hospital Santa Isabel. Depois de alguns exames foi diagnosticado com uma lesão na hipófise, sintoma de um tumor cerebral que pressiona os nervos ópticos. Diante disso, Wilson foi submetido a uma cirurgia cerebral por vídeo usando técnicas avançadas de neurocirurgia. A cirurgia, apesar de complexa, é minimamente invasiva.
Dra. Danielle De Lara, neurocirurgiã do Hospital Santa Isabel especialista em cirurgia cerebral por vídeo e cirurgia da base do crânio, afirma que “a cirurgia foi necessária para aliviar a pressão sobre os nervos ópticos e potencialmente restaurar a visão de Wilson. Foi um procedimento delicado, mas bem-sucedido, com pequenas incisões através das narinas, sem necessidade de incisões tradicionais e nem mesmo raspar o cabelo”.
Aos poucos a angústia e as incertezas se transformaram em esperança. O resultado foi emocionante: logo depois da cirurgia, Wilson voltou a enxergar com um dos olhos. “A dra. explicou que não deveríamos criar expectativas quanto a visão perdida, que poderia não voltar. O importante é que foram honestos com a gente. Imediatamente quando saiu da cirurgia, ele abriu o olho e já estava enxergando, o que antes ele não enxergava nada, então foi já foi uma vitória!”, comenta Sirlei Serpa, esposa de Wilson.
Wilson recebeu alta do hospital na última semana e está em casa se recuperando. Depois do grande susto, ele e a família perceberam ainda mais a importância do diagnóstico e tratamento precoce. “Foi bem difícil pois é uma pessoa saudável que poderia ter ficado com uma deficiência visual permanente. Mas, somos muito gratos, primeiramente a Deus, pois vivemos uma grande experiência ali dentro do hospital e toda a equipe foi muito prestativa. Eles ajudaram muito!”, completa a esposa.
O objetivo é a completa recuperação da visão do Wilson, que segue em acompanhamento, agora com uma nova perspectiva de vida, demonstrando a importância do poder da medicina aliado à empatia e cuidado humano. “É gratificante ver esses resultados positivos, principalmente quando se trata de uma cirurgia de ponta e tratamentos avançados acessíveis para toda a comunidade”, enfatizou a Dra. De Lara.

Texto: Suelen Eskelsen Fotos: Divulgação/HSI

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Adolescente de 16 anos é assaltado em via pública no bairro Itoupava Centra...

Homem de 19 anos com mandado de busca e apreensão é localizado e preso no b...

Sol e muitas nuvens nesta terça-feira em #Blumenau.Temperatura agora em 20°...

Datas comemorativas do dia de hoje, 18/06

Últimos Vídeos

Não cabe a nós controlar o tempo, cabe a nós AMAR enquanto a tempo.

28 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.