Notícias de Blumenau | Bom dia! Quarta, 19 junho 2024
Pesquisar
Close this search box.
11 jun, 2024

Programa de Iniciação ao Trabalho forma 72 adolescentes.

Diversos

O curso é uma parceria da Semudes com o CIEE e apresenta temáticas do mundo do trabalho aos jovens.

O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou nesta segunda-feira, dia 10, a terceira e quarta turmas de 2024 com 72 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade. Destes alunos, 30 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios. As aulas ocorreram de abril a maio com carga horária total de 60 horas cada turma.

O objetivo do PIT é capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao Mundo do Trabalho. Para isso os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.

“Nós desejamos que esses adolescentes aproveitem todos as oportunidades que aparecerem na vida, até mesmo as vagas de estágio, pois eles podem ser um início no mercado de trabalho. Parabenizamos todos que concluíram o curso, pois eles enfrentaram as dificuldades e aproveitaram esta primeira oportunidade de muitas que eles terão na vida”, comenta a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.

Este programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Gerência de Inclusão Social, e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) por meio de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O PIT tem como objetivo trazer para os adolescentes do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas. O programa teve início em 2005 e já formou 8.535 adolescentes. Em 2024, 113 alunos já concluíram o curso e 40 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios.

Como participar do PIT

Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99779-5179 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.

A equipe da Gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e suas famílias nas demandas do Mundo do Trabalho durante o período do curso PIT e após a sua trajetória.

Fonte e Foto: Prefeitura de Blumenau

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Sol e calor nesta quarta-feira em #Blumenau. Temperatura agora de 18°C e a ...

Datas comemorativas do dia de hoje, 19/06

Combate à dengue: alerta de fumacê

Bom dia… Mensagem do Padre João Bachmann para hoje, quarta-feira, dia 19/06...

Últimos Vídeos

Não cabe a nós controlar o tempo, cabe a nós AMAR enquanto a tempo.

180 visualizações • 1 dia atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.