Notícias de Blumenau | Bom dia! Quinta, 17 abril 2025
02 abr, 2024

Santa Catarina espera colher 30% a mais de pinhão em 2024

Diversos

A colheita do pinhão em Santa Catarina começa no dia 1º de abril, com perspectiva inicial de produção de 5,7 mil toneladas, 30% a mais que em 2023. A estimativa é da Gerência Regional da Epagri em Lages, baseada em levantamento feito com os produtores. A colheita vai até julho, período em que a estimativa inicial pode ser revista.

Somente no município de Painel, que é o maior produtor de pinhão no estado, são esperadas em torno de 2,2 mil toneladas. Segundo José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, essa não é uma quantidade muito expressiva, visto que em 2023 a produção foi muito baixa. “Esperamos que o preço compense para os agricultores, que nesse começo de safra está recebendo em torno de R$ 6  o quilo”, diz ele.

José Márcio acredita que essa alternância na produção esteja ligada a fatores climáticos. “Uma pinha leva cerca de 32 meses para estar madura. Portanto, as condições do clima de três anos interfere no quantidade e na qualidade das sementes”, esclarece.

O gerente ressalta que o pinhão é muito importante para os agricultores da serra catarinense. Das 16 mil famílias de produtores rurais da região, pelo menos 30% delas têm no pinhão um dos produtos que compõem a renda anual da propriedade.

Fonte: Governo de SC

Foto: Aires Mariga/Epagri

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Como ficam os serviços do Governo do Estado nos feriados de Páscoa e Tirade...

Muita emoção no velório do 1° Bispo Emérito de Blumenau, Dom Angélico Sânda...

EBM General Lúcio Esteves fica em segundo lugar em competição nacional do I...

Blumenau impulsiona economia com redução do imposto para cultura, lazer e t...

Últimos Vídeos

Muita emoção no velório do 1° Bispo Emérito de #Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino.

9 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.