Notícias de Blumenau | Boa tarde! Sábado, 26 setembro 2026
28 fev, 2026

TECHMAKER embarca para São Paulo com duas equipes classificadas para o Torneio Nacional de Robótica.

Destaques

No dia 2 de março, a TECHMAKER, equipe educacional de robótica sediada em Blumenau (SC), segue para São Paulo com duas equipes classificadas para o Torneio Nacional de Robótica, uma das principais competições estudantis de tecnologia do país. O grupo participa nas categorias FTC  (First Tech Challenge) e FRC (First Robotics Competition), que integram o circuito da FIRST, organização internacional referência em robótica educacional. 

Na FTC, cuja temporada teve início em setembro de 2025, a equipe garantiu a vaga na etapa nacional após disputar o Torneio Regional em Joinville, no mês de novembro. Das 13 equipes participantes, apenas quatro foram classificadas. Além do desempenho técnico na arena, o time conquistou dois reconhecimentos: o Prêmio Alcance e o Prêmio de Aliança Campeã. Nesta categoria, os robôs têm tamanho máximo de 45 x 45 x 45 centímetros. O equipamento desenvolvido pela TECHMAKER Challenger 23069, apelidado de “Turing”, foi projetado para coletar e lançar “artefatos”, desafio específico da temporada.

Já na FRC, considerada a categoria mais robusta da competição, a temporada foi lançada em janeiro. O desafio consiste em construir, em poucas semanas, um robô industrial com até 56 quilos. A equipe compete diretamente na etapa nacional, uma vez que a modalidade reúne apenas 55 times no Brasil. O robô desenvolvido pela equipe TECHMAKER Robotic 9047 para essa categoria, recebeu o nome de “Fred” e tem como missão coletar e lançar “fuel”, conforme as regras do desafio da temporada.

Critérios de avaliação e caminho para o Mundial

Em ambas as categorias, a possibilidade de avançar à etapa internacional depende de um cálculo que considera o desempenho global da equipe. Além das partidas disputadas na arena, os estudantes apresentam aos juízes todo o processo de engenharia do robô, desde o planejamento até a execução, e também os projetos sociais desenvolvidos ao longo do ano.

Essas iniciativas buscam ampliar o impacto da robótica para além da própria equipe, levando conhecimento tecnológico à comunidade. As apresentações podem resultar em premiações que compõem a pontuação final e aumentam as chances de classificação para o Mundial.

A equipe da FTC é formada por Cauã Schneider, Lucas Diego Hoening Dias, Lucas Theiss, Isabela Gonçalves e Julia Ferrari. Já a equipe da FRC conta com Sophia Stringari, Natanael Engel de Almeida, Daniel Cipriani, Jhuan Ribeiro, Wesley Nathan Reis, Paulo Figueiredo, Taiane Muzy e Marcelo Coelho.

Os técnicos responsáveis pelas equipes são Maria Gabriela Pieper Morauer, Bolivar Fernandes e Johnny Dreher.

A TECHMAKER também destaca o papel dos patrocinadores, que viabilizam o desenvolvimento dos projetos e a participação nas competições ao longo da temporada.

Sobre a TECHMAKER

A TECHMAKER é uma equipe educacional de robótica sediada em Blumenau (SC) e registrada oficialmente nas competições da FIRST, uma das maiores organizações de robótica estudantil do mundo. A FIRST promove torneios internacionais que unem ciência, tecnologia, engenharia e inovação em desafios práticos, envolvendo milhares de estudantes em diversos países.

Formada por alunos do ensino médio, a TECHMAKER atua nas categorias FTC (First Tech Challenge) e FRC (First Robotics Competition), desenvolvendo robôs dentro de critérios técnicos rigorosos e prazos desafiadores. O trabalho envolve programação, engenharia mecânica, elétrica, estratégia de jogo e gestão de projetos.

Além da performance nas arenas, a equipe também é avaliada por sua capacidade de documentar todo o processo de engenharia e por ações de impacto social que incentivam a cultura STEAM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) na comunidade. O projeto busca preparar jovens para carreiras em áreas tecnológicas, estimulando trabalho em equipe, liderança e inovação.

O SESI é o operador oficial do evento no Brasil, em parceria direta com a FIRST. O objetivo é desenvolver talentos para impulsionar a indústria. 

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Últimos dias para se inscrever no Concurso de Decoração da Oktoberfest.

Adolescente de 15 anos é apreendido por tráfico de drogas no Passo Manso, e...

Aniversariantes do dia de hoje, 26/09.

AlertaBlu permite consultar cota de enchente de qualquer rua pelo celular.

Últimos Vídeos

Alegrai-vos sempre no Senhor e a sua alegria pode contagiar a alegria de outras pessoas.

1065 visualizações • 1 dia atrás