Mudança vale a partir de 4 de novembro.
Blumenau passa a seguir a recomendação do Ministério da Saúde (MS) em relação à substituição da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha. A partir do dia 4 de novembro, as crianças passam a receber uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), que é a injetável. A decisão do MS foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
Para que as unidades de saúde estejam todas abastecidas com a vacina injetável até o dia 4 de novembro, uma força-tarefa deverá ser realizada pelas equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) a partir desta segunda-feira, dia 30 de setembro, com relação ao recolhimento dos estoques e demais orientações e capacitações. A ação segue até o dia 3 de novembro. Portanto, neste intervalo, não serão aplicadas vacinas (VOPb) de reforço no público-alvo e as crianças que já têm data marcada para receber o imunizante serão reagendadas para ganhar a vacina injetável.
O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal do imunobiológico será aos 2 meses – 1ª dose; 4 meses – 2ª dose; 6 meses – 3ª dose e 15 meses, a dose de reforço.
Segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o momento, Santa Catarina já atingiu 87,79% de cobertura da VIP e Blumenau tem 86,20%.
Fonte: Prefeitura de Blumenau